Porquê "Redes ao quadrado"?

A forma física da rede da baliza e a posição de Guarda-Redes, onde tudo o que acontece é elevado ao quadrado... Os sucessos e os fracassos! As alegrias e as frustrações! O esforço e a dedicação! A entrega e a paixão!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Um menino de 16 anos na baliza do Milan!

DONNARUMMA É O HOMEM DO MOMENTO!

Gianluigi é nome de guarda-redes de qualidade em Itália, mas, neste caso, não é de Buffon que iremos falar. É, isso sim, sobre Donnarumma... que tinha claramente idade para ser filho do mítico guarda-redes da Juventus. 

Se o caro leitor não viu, este fim de semana, o jogo entre o Milan e o Sassuolo, certamente não estará familiarizado com o nome Gianluigi Donnarumma. Se viu, é óbvio que lhe saltou à vista - até porque a transmissão televisiva fez questão de o focar.

Trata-se de um jogador de apenas 16 anos e que viveu uma tarde de sonho, ao ser lançado na primeira equipa do Milan por Siniša Mihajlović.


​Depois de seis golos sofridos nos últimos três jogos, Diego López perdeu o lugar que tem sido seu desde que, há ano e meio, se mudou do Real Madrid para San Siro, sendo que a opção recaiu no jovem guardião que tem vindo a estar no banco.

É verdade que a partida nem correu muito bem ao italiano, que acusou a pressão e que teve culpas no golo de Berardi, mas o Milan voltou aos triunfos e o técnico sérvio, que vinha sendo criticado, acaba por ganhar uma maior margem de manobra.

Para Donnarumma, o momento é de sonho. Tão grande como os seus 1,96m de altura, que prometem dar que falar no futebol transalpino.

Fonte: zerozero.pt

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dica #4 - COMUNICAR COM A EQUIPA

A comunicação do guarda-redes com os seus companheiros de equipa sempre foi vista como sendo um atributo e característica associada ao bom desempenho da organização defensiva e da equipa. Contudo, falar acertadamente durante o jogo não é tarefa fácil! O guarda-redes vai adquirindo, através da experiência e de situações diferenciadas de jogo, novos padrões de comunicação com os seus companheiros, de forma a tornar o processo comunicativo pouco complexo e eficaz! A maioria dos discursos feitos pelo guarda-redes durante o jogo é criada através da sua leitura do jogo, algo que também sofre muitas melhorias durante os anos... Assim, compreende-se o facto de os guarda-redes mais jovens terem bastante dificuldade em estabelecer comunicação com os seus companheiros de equipa e a utilizar uma "linguagem de jogo", por simplesmente não terem vivenciado um número de experiências suficientes para que o possam fazer com segurança.

Não basta falar ou gritar sem ter nada de realmente importante para transmitir!! 

Durante o jogo, o processo de comunicação deve-se tornar o mais simples possível, para que o resto da equipa ou jogador assimile totalmente o que foi dito enquanto joga, corre, salta, passa, remata e, o mais importante, pensa na ação que vai realizar.

No treino de escalões de formação é crucial que os guarda-redes sejam incentivados a comunicar durante os treinos e jogos, permitindo-lhes viver o jogo de uma forma diferente e mais próxima do que lhes será exigido pelo jogo com o passar dos anos. Algumas formas simples de comunicação podem ser transmitidas aos guarda-redes desde cedo na sua etapa de formação, algo que lhes vai possibilitar uma melhor habituação ao jogo, como por exemplo:

- “estás só”, diz ao colega que tem espaço para controlar a bola e sair a jogar
- “tens homem”, diz ao colega que está sobre pressão
- “sobe”, diz aos colegas para subir no terreno de jogo
- “tira”, diz aos colegas para tirar a bola da zona de pressão, não colocando a baliza em perigo
- “minha/eu”, diz aos colegas que vai sair da baliza

MUITOS GRITOS E MUITAS DEFESAS!