Como é que um guarda-redes consegue deixar o estádio a festejar, eufórico e a aplaudir como se de um golo se tratasse?! Como consegue deixar a frase "Wow, que reflexos!" na boca de todos os adeptos?! Na maior parte das vezes, devido à sua capacidade de reagir a um estímulo no menor tempo possível, com a máxima agilidade e coordenação de movimentos e assim proporcionar defesas que parecem impossíveis e alcançar bolas que parecem ser inalcançáveis.
Assim, é importante que o treino de guarda-redes seja focado principalmente em abordagens complexas e com estímulos maioritariamente visuais, visto se tratarem dos estímulos mais relevantes em situação de jogo.
Não quer isto dizer que não deva ser realizado, nos escalões de formação, exercícios de reação com sinais e respostas conhecidos, de forma a possibilitar a passagem pelo dois tipos de abordagens e uma correta progressão entre os exercícios aos jovens atletas, até atingirem os diferentes exercícios de formas técnico-táticas do jogo específico do futebol.
Muitas metodologias, aparelhos e materiais podem ser utilizados neste tipo de treino, só cabe ao treinador utilizar ao máximo a sua criatividade e imaginação e adaptar cada treino e cada exercício aos seus guarda-redes, tendo sempre em mente que os objetivos e metas deste treino são:
- Permitir aos seus guarda-redes uma avaliação mais rápida da situação (perceber);
- Tornar a tomada de decisão mais breve e eficaz (decidir);
- Possibilitar um deslocamento/movimento mais rápido (atuar).
Não esquecer que a velocidade deve ser treinada tanto no período preparatório, como no competitivo, devendo neste último, ser utilizados principalmente exercícios específicos e com bola.
Estão assim reunidas as condições para tornar o futebol ainda mais mágico!
Compactuo da mesma opinião!
ResponderEliminarObrigado pelo interesse demonstrado e por partilhar a sua opinião! Parabéns também pelas suas metodologias de treino e pelas suas partilhas de conhecimento via internet, que acompanho já há algum tempo. Cumprimentos!
Eliminar