Porquê "Redes ao quadrado"?

A forma física da rede da baliza e a posição de Guarda-Redes, onde tudo o que acontece é elevado ao quadrado... Os sucessos e os fracassos! As alegrias e as frustrações! O esforço e a dedicação! A entrega e a paixão!

domingo, 15 de março de 2015

Relação Treinador-Atleta

O que poderá ser um treinador para um atleta?! Poderá ser um simples agente de transmissão de conhecimentos, colocando-os em prática? Poderá ser um professor? Poderá ser um amigo? Poderá ser um Pai? Penso que poderá ser tudo isso, dependendo dos contextos onde está inserido, tanto o treinador como o atleta. Mas estou certo que, esta relação é uma das variáveis mais importantes no mundo do desporto, tanto numa modalidade individual como coletiva. Isto porque o atleta não é nada sem o treinador e o treinador não é nada sem o atleta… Ambos têm uma relação permanente, por vezes diária, tornando-se fundamental uma ajuda e colaboração mútua para atingir os objetivos pessoais, profissionais e da instituição que representam!

Acredito que uma sincronização ótima entre estes agentes, leva a resultados desportivos mais positivos. Se isso acontecer, a confiança existente entre Treinador - Atleta será elevada, o que levará o treinador a acreditar nas capacidades táticas, técnicas, físicas e psicológicas dos seus atletas e os atletas a acreditarem nos ideais, processos e métodos impostos pelo treinador. Portanto, deve existir uma relação de confiança mútua, em que os atletas saibam que podem conversar com o treinador e o treinador com os atletas, de uma forma aberta, natural e genuína para que se comece a construir ou enriquecer a união de grupo que é exigida para uma equipa ter sucesso.

Apesar disso, penso que se torna importante a distinção dos momentos fora de treino e do momento de treino, cabendo tanto ao atleta como ao treinador realizar essa distinção. Ou seja, o treinador tem a função de “educar” os seus atletas e fazê-los entender que a naturalidade, a simplicidade e mesmo a cumplicidade que poderá ter com os atletas terá de se ocultar parcialmente na hora do treino, dando lugar a uma maior rigidez, exigência e concentração para que os objetivos do treino sejam consolidados e concretizados eficazmente.

No caso do treinador de guarda-redes, penso que esta relação assume ainda mais importância para o sucesso do treino, do atleta e do treinador, por se tratar de uma posição realmente específica e que exige um perfeito conhecimento das sensações e vivências causadas por esse facto. Uma ótima conjugação e separação dos momentos de descontração e de trabalho, de comunicação e de silêncio, de motivação e de reflexão por parte do atleta, possibilitarão com certeza o sucesso de cada um e uma harmoniosa relação entre treinador de guarda-redes e guarda-redes.

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