"Os três C´s dos Guarda-Redes são: calma, controlo e concentração" e Tim Howard mostrou, no jogo entre a Bélgica e os Estados Unidos da América a contar para os Oitavos de Final do Campeonato do Mundo 2014 que os consegue dominar e interligar muito bem. O guarda-redes contou com um total de 16 defesas ao longo da partida, que só se decidiu após prolongamento. Contudo, não conseguiu evitar a derrota da sua equipa, acabando por perder por 2-1.
Mas o que fez Tim Howard para conseguir um número de defesas tão elevado num único jogo e entrar para a história dos campeonatos do mundo?! Teve sorte? Estava num dia "sim"? Treinou os seus aspetos mentais e níveis de concentração?
Eu acredito na última hipótese! O treino mental/psíquico nos guarda-redes não deve ser esquecido e colocado de parte, pois um guarda-redes só se tornará completo se dominar todas as vertentes referidas no post anterior (técnica, tática, física e psicológica). Assim, o treinador de guarda-redes deve ser capaz de conjugá-las para proporcionar uma evolução eficaz ao seu atleta.
Os guarda-redes devem passar por situações de stress e pressão durante os treinos que se assemelhem às condições vividas em ambiente de jogo, de forma a conseguir incrementar os seus níveis de calma, controlo e concentração e assim tornarem-se mais fortes psicologicamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário