O guarda-redes do Manchester City, Joe Hart, esteve ontem em destaque no jogo a contar para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões frente ao Barcelona, onde conseguiu atingir uma marca de 10 defesas durante a partida. O Manchester City acabou por ser eliminado, mas o guarda-redes inglês foi, sem dúvida, a figura da partida!
Existem alguns aspetos técnicos, táticos e psicológicos que considero fundamentais para obter um número tão elevado de defesas num só jogo. Aqui fica o vídeo com todas as defesas de Joe Hart no jogo de ontem:
A nível técnico é possível observar que Joe Hart consegue realizar deslocamentos frontais e laterais com grande velocidade e que a sua frequência de apoios enquanto se mantém na posição base é elevadíssima, possibilitando-lhe reagir muito mais rápido ao estímulo enviado pelo jogador ou pela bola.
Relativamente ao aspeto tático, observa-se que Hart se encontra sempre muito bem colocado e orientado consoante a movimentação da bola, dos companheiros e dos adversários, o que dificulta bastante a ação e consequente sucesso do atacante.
No que diz respeito ao aspeto psicológico, e apesar de não ser observável em vídeo, é certo que o guardião inglês necessitou de manter níveis de concentração muito altos durante os 90 minutos, o que facilitou uma tomada de decisão precisa e eficaz em cada defesa efetuada.
Com certeza que todos estes aspetos contribuíram para o sucesso de Joe Hart... Não bastava que Hart dominasse apenas a componente técnica, tática ou psicológica e a utilizasse isoladamente e individualmente em cada ação de jogo. Só o perfeito sincronismo entre todas elas é que fez do guarda-redes inglês a figura do jogo!
Sem comentários:
Enviar um comentário