Considerando a posição de Guarda-Redes como a mais específica no futebol, o treino destes atletas deve estar assente em pilares bem definidos e estruturados que lhes possibilitem atingir o maior rendimento e potencial desportivo. Deste modo, o treino deverá proporcionar cargas que interfiram na componente técnica, tática, física e psicológica.
A nível técnico, o atleta deverá exercitar a posição básica, tal como a sua manutenção, os deslocamentos laterais, os diferentes tipos de receções, os desvios, os despejos com os punhos, a colocação e orientação, as saídas da baliza e a reposição de bola em jogo, com o pé e com a mão.
No que diz respeito ao trabalho tático, o atleta deverá treinar aspetos como a organização e coordenação da defesa, o apoio ao bloco defensivo, a autoridade e o domínio na grande área, os duelos em 1x1 e a gestão do tempo de jogo.
Quanto ao trabalho físico, devem ser trabalhadas diversas características como a velocidade de reação e execução, a agilidade e coordenação, a força explosiva, o equilíbrio e a flexibilidade.
A nível psicológico, a calma, a coragem, a determinação, a agressividade e a capacidade de concentração, decisão e antecipação devem estar presentes em todas as unidades de treino.
Muito bom assunto Rui, parabéns.
ResponderEliminarGrande abraço
Muito obrigado pelo comentário Cleber! Continue a acompanhar o meu blogue e a dar as suas opiniões.
EliminarAbraço