Porquê "Redes ao quadrado"?

A forma física da rede da baliza e a posição de Guarda-Redes, onde tudo o que acontece é elevado ao quadrado... Os sucessos e os fracassos! As alegrias e as frustrações! O esforço e a dedicação! A entrega e a paixão!

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Feedback entre os postes

São muitas as metodologias e características que definem os treinadores, mas no geral, é certo que todos estão de acordo que esta profissão exige um grande desgaste físico e psíquico, onde as melhores prestações e estratégias devem ser sempre apresentadas. E é certo também, que todos os treinadores acreditam no facto de que os seus comportamentos pessoais, profissionais e sociais/relacionais (relação treinador-atleta) irão influenciar a prestação dos atletas. Neste último, a comunicação assume um papel importantíssimo e deve ser vista como um dos principais fatores que levam a uma perfeita harmonia entre o atleta e treinador, e consequente sucesso! 

Cabe ao treinador utilizar da melhor maneira este fator, não só fora mas também dentro do campo, tanto em situações de jogo como de treino. Por exemplo, durante a realização de uma tarefa motora, o atleta dispõe de determinados tipos de informação, fornecidos em grande parte pelo treinador, que poderão ser utilizados para melhorar ou corrigir a sua prestação nas tarefas seguintes e assim melhorar a sua performance desportiva. A isto chama-se feedback, um elemento identificador da qualidade de ensino e que se torna imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, permitindo avaliar, dirigir e influenciar a atividade do atleta numa determinada direção.

Com a utilização deste instrumento, o treinador pode influenciar positivamente ou negativamente a prestação do desportista através da sua capacidade de saber comunicar, sendo o feedback um elemento essencial para modificar o comportamento e a prestação motora do desportista.


feedback apresenta 3 funções fundamentais:
  • Motivação – produz motivação ou leva o aluno a aumentar o seu esforço ou participação;
  • Reforço – fornece reforço, tanto para acções correctas como incorrectas, estando associado, respectivamente, a positivo ou negativo;
  • Informação – dá informação sobre os erros como base para correcção.

Feedback – Quando?
Quando há realização de novas tarefas, deve ser utilizado um feedback intenso e seletivo.


Feedback – Precisão?
  • Descritivo (geral): indica algo que foi realizado, correto ou errado;
  • Prescritivo (preciso): fornece uma correção precisa de como melhorar os movimentos. É mais eficaz na correção de aspetos motores, técnico-táticos.

Feedback – Tempo?
Como a memória a curto prazo perde-se rapidamente e quanto maior o atraso da informação sobre o movimento, menor o efeito que esta tem. Então pode-se concluir que o feedback imediato é mais benéfico.

E ENTRE OS POSTES?

No treino de guarda-redes, e devido à especificidade da posição e de todos os gestos técnicos, o feedback deve ser utilizado nos momentos chave do treino e com o máximo de precisão possível, de forma a possibilitar ao atleta uma correta aprendizagem dos aspetos técnico-táticos e uma constante e crescente motivação do alteta para o treino.

Nunca esquecer que o elogio no contexto desportivo, nomeadamente no processo de formação desportiva, assume-se como um fator impulsionador da forma como os jovens encaram e vivenciam a prática desportiva, ajudando as crianças e jovens a redefinir o conceito de erro.
"Para apontar caminhos de desenvolvimento para uma pessoa, ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback" João Carlos Rocha

2 comentários:

  1. Sem dúvida um bom artigo, obrigado pela partilha, e espero que tenha um bom " FEEDBACK ". Forte abraço

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