Conseguir ler o adversário com eficácia implica muita concentração e alguma experiência por parte do guarda-redes. Isto envolve entender a mente e avaliar os movimentos corporais ao detalhe do jogador adversário, tentando antecipar as suas decisões no menor período de tempo possível.
O que tem então que fazer o guarda-redes para obter sucesso neste parâmetro?
Em todos os treinos o guarda-redes deve estar focado neste aspeto, tentando melhorá-lo diariamente. Em treino existem várias situações que se aplicam ao jogo, onde é possível ao guarda-redes incrementar a sua capacidade de leitura do adversário, como por exemplo em situações de 1x1, de cruzamentos, de remates e de bolas nas costas da linha defensiva.
Nestas situações, o guarda-redes deve observar o posicionamento dos seus companheiros, dos adversários e da bola para que o processo de leitura do adversário se torne mais acessível. Depois disso, só tem que tentar antecipar a decisão e adivinhar o movimento do adversário, tendo sempre em conta o timing em que realiza a sua ação, de forma a não executar qualquer movimento prematuramente, dando margem de manobra ao adversário.
MUITO TREINO, CONCENTRAÇÃO E VONTADE DE MELHORAR!
Se estiver interessado, partilhe o seu conhecimento no nosso fórum: www.primeiraliga.com
ResponderEliminarObrigado e abraço!
Irei com certeza estar atento ao vosso fórum e partilhar alguns posts do meu blog por lá.
EliminarObrigado e abraço!